Fidelização de clientes por SMS: gostosuras ou travessuras?

Fidelização de clientes por SMS: gostosuras ou travessuras?
31
out
4 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 4 4 Flares ×

Ao iniciar uma campanha com ações de marketing de relacionamento, muitas empresas descartam de cara a utilização de uma das mais poderosas ferramentas da atualidade: o SMS. Por acreditarem que trata-se de um canal antiquado ou um fantasma intrometido que surge para assombrar o consumidor com travessuras, acabam desperdiçando uma chance de incrementar seus resultados de negócio. Se você não acredita em assombração e está em busca de conseguir gostosuras com sua próxima campanha, vamos ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de marketing de relacionamento sem sustos!

Vantagens do SMS, sem bruxaria

Hoje, o Brasil possui mais de 280 milhões de celulares, um número gigantesco, e todos esses aparelhos possuem uma funcionalidade em comum – o envio e o recebimento de mensagens de texto via SMS. A famosa mensagem de 160 caracteres é utilizada há mais de 25 anos por empresas e operadoras com diversos objetivos: entrar em contato com clientes, vender produtos ou realizar ações de marketing de fidelização com seus consumidores.

Além da facilidade de recebimento, existem inúmeras vantagens em criar campanhas de vendas, fidelização e retenção com o SMS: a rapidez na entrega da mensagem, a disponibilidade – sendo possível realizar o envio sete dias por semana, 365 dias por ano – e uma alta taxa de abertura, que beira os 90%. Além disso, por ser um meio de comunicação rápido, conteúdos como cupons de desconto, ofertas promocionais, lançamentos e novidades são perfeitos para serem enviados por mensagem de texto, podendo contribuir com o aumento da sua audiência e, consequentemente, sua conversão.

Para não virar travessura

É preciso ter cuidado: uma campanha de SMS sem o foco certo pode se tornar apenas spam. Por isso, o primeiro passo é a definição de uma estratégia de marketing de relacionamento, com definição de objetivos e táticas pensadas especificamente para o seu público-alvo, que irá tornar sua mensagem o mais pessoal possível. Em seguida, é recomendável criar um calendário de ações, para que a distribuição das mensagens seja feita de forma que faça sentido para a sua empresa e sem cansar o cliente.

Se a campanha for bem estruturada e segmentada, o SMS é uma das ferramentas de marketing mais diretas, sendo entregue quase que imediatamente, chamando a atenção do público-alvo e fazendo com que a mensagem aberta seja lida até o final. E, ao contrário da percepção de muitos usuários, determinadas ferramentas de envio disponibilizam diversas estatísticas que podem ser analisadas, servindo como base para a otimização de ações futuras para melhorar a sua estratégia de fidelização de clientes.

E então? De que lado sua próxima campanha estará: gostosuras ou travessuras?

4 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 4 4 Flares ×