Mulher checando a caixa de entrada e a entregabilidade do e-mail marketing

10 segredos para melhorar a entregabilidade do e-mail marketing

Existe uma grande diferença entre disparar um e-mail e ele efetivamente chegar na caixa de entrada do usuário. Muitas mensagens se perdem no meio do caminho e acabam caindo no lixo eletrônico. Estudos recentes comprovaram que cerca de 20% dos e-mails enviados podem não chegar ao servidor de destino. E agora, como mudar essa realidade e impactar os leads com seu conteúdo? Neste artigo, a Akna compartilha as melhores dicas para aumentar a entregabilidade do e-mail marketing. Acompanhe!

Saiba como aumentar a entregabilidade do e-mail marketing

A entregabilidade é a taxa que mensura quantos e-mails enviados chegaram à caixa de entrada do seu contato. Segundo especialistas, a taxa de entrega ideal fica em torno de 98%. Portanto, caso sua métrica fique abaixo disso, é hora de repensar sua estratégia e fazer um ajuste nos seus contatos para garantir que sua mensagem chegue até o lead.

Na sequência, listamos boas ações que você precisa pôr em prática para melhorar a entregabilidade do e-mail marketing. Confira!

1) Crie listas segmentadas

Uma excelente ideia para garantir a entregabilidade do e-mail marketing é segmentar sua lista de contatos. Ou seja, criar campanhas personalizadas para diferentes grupos, de acordo com seus interesses. Uma boa segmentação garante que o conteúdo das suas campanhas seja melhor aceito pelos destinatários.

2) Remova e-mails inválidos da sua lista

Um dos principais motivos para a baixa taxa de entrega é o envio de mensagens para contatos inválidos. Por exemplo: domínios desativados, falsos ou com erro de digitação. Este tipo de e-mail suja a sua lista de contatos e impede que seu conteúdo chegue até a caixa de entrada do lead.

3) Nunca compre lista de e-mails

O hábito de comprar uma lista de contatos pronta pode prejudicar a entregabilidade do e-mail marketing. Afinal, estas listas costumam ter muitos e-mails inválidos, como os citados anteriormente. Logo, seus e-mails nunca irão chegar e, provavelmente, sua empresa será reportada como spammer.

4) Teste sempre antes de enviar

Antes de enviar o seu e-mail, o ideal é fazer testes para garantir que ele está amigável para o provedor e para dispositivos mobile. Para isso, existem ferramentas específicas que podem realizar o teste em poucos segundos. Depois de testar e aprovar, é só enviar!

5) Construa sua lista “opt-in”

O recomendado é construir sua lista de maneira orgânica com contatos que realmente estão interessados no seu produto ou serviço. Lembre-se de pedir autorização aos clientes para enviar e-mails periodicamente, caso contrário, suas mensagens serão sinalizadas como spam.

6) Evite palavras de promoção

Palavras como “promoção”, “grátis”, “ganhar dinheiro” e “oferta” têm uma abordagem muito agressiva e comercial. Nesse sentido, os filtros dos provedores de e-mail já as consideram automaticamente como spam, impedindo que a mensagem chegue até o remetente. Portanto, seja no título ou no conteúdo do texto, evite utilizar estes termos.

7) Cuidado com as imagens

O tamanho e a quantidade das imagens também interfere na entregabilidade do e-mail marketing. Evite imagens muito grandes ou pesadas e use no máximo uma por e-mail.

8) Crie títulos otimizados

Os títulos do e-mail marketing precisam ser curtos – em torno de 7 palavras. Além disso, garanta que sejam interessantes o suficiente para atiçar a curiosidade do usuário e conquistar o seu clique.
O mesmo vale para o tamanho do e-mail: uma página é o suficiente. Assim, o servidor visualiza aquele texto como uma boa mensagem para ser entregue ao usuário.

9) Peça uma resposta

Uma ótima dica para aumentar a reputação do seu domínio perante o provedor é pedir para o usuário responder o seu e-mail. Quando a pessoa te dá uma resposta, ela está mostrando ao servidor que o seu e-mail é confiável e mantém um relacionamento com ele.

10) Otimize o envio dos e-mails

Por fim, é preciso configurar a DKIM e a autenticação SPF no seu provedor de e-mail. É a forma mais fácil de autorizar o envio de mensagens do seu domínio, garantindo que a taxa de entregabilidade aumente bastante!

A Akna tem a solução perfeita para seu e-mail marketing!

A plataforma da Akna é capaz de gerir a entregabilidade do e-mail marketing de forma automática. Nossa empresa de marketing cloud oferece uma ferramenta de automação para E-mail Marketing que realiza o envio de mensagens de forma inteligente. Nossa meta é aumentar a qualidade da entrega e fazer com que sua marca fique ainda mais próxima do seu cliente! Ficou interessado? Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *