Vemos uma pessoa mandando mensagem. Saiba quais títulos de e-mail marketing botar!

Em busca do clique: como criar títulos de e-mail marketing mais atraentes?

Os títulos de e-mail marketing são os grandes responsáveis pela alta taxa de abertura — uma das métricas mais importantes a serem mensuradas. Afinal, eles são o primeiro ponto de contato com o usuário e despertam o seu interesse para que o conteúdo da mensagem seja lido. Quando bem elaborados, os assuntos dos e-mails podem estimular o clique e aumentar as chances de conversão.

Você sabe como se destacar entre os milhares de e-mails que chegam todo dia na caixa de entrada do seu público? É isto que respondemos neste artigo! Continue a leitura e descubra ideias incríveis para usar nos seus títulos de e-mail marketing.

10 ideias para criar títulos de e-mail marketing mais persuasivos

1) Números

Os títulos que utilizam números funcionam muito bem, pois conteúdos em forma de lista são fáceis e práticos de serem lidos. É possível usar numerais escritos por extenso ou porcentagens para prender a atenção do leitor e estimular seu raciocínio lógico.

Exemplos:

  • 7 estratégias para se livrar das dívidas.
  • Toda loja com até 50% de desconto!

2) Perguntas

Fazer perguntas nos títulos é uma ótima maneira de incentivar o leitor a abrir o e-mail. Afinal, ele ficará curioso para saber a resposta e provavelmente irá clicar na mensagem para resolver seu problema.

Exemplos:

  • Como aumentar a taxa de conversão dos seus e-mails?
  • Você sabe porque seu corpo retém muito líquido?

3) Benefício

Nos títulos de e-mail marketing é preciso deixar explícito o que o usuário irá ganhar ao ler a sua mensagem. Em outras palavras, você deve mostrar as vantagens por trás do assunto.

Exemplos:

  • 5 formas de aprender inglês mais rápido.
  • Como se tornar especialista em marketing digital?

4) Curiosidade

O gatilho da curiosidade pode ser alcançado de várias formas. Uma das mais efetivas é dizer no título um resultado que obteve ou algo que tem para ensinar, mas não detalhar do que se trata.

Exemplos:

  • Fiz isso e me gerou 10 vendas no mesmo dia!
  • Preciso te contar uma coisa ruim que aconteceu comigo.

5) Escassez

O gatilho da escassez resume-se em dizer que algo está se esgotando e o usuário pode perder uma oportunidade se não ler o e-mail.

Exemplos:

  • Últimas unidades: aproveite enquanto ainda é tempo!
  • Está acabando! Restam poucas vagas para o curso de marketing!

6) Urgência

Outro gatilho mental para ser trabalhado em títulos de e-mail marketing é o senso de urgência. Nesse caso, a ideia é mostrar para o usuário que ele precisa ler a mensagem e agir imediatamente. Caso contrário, ele pode perder algum benefício exclusivo, como desconto ou promoção.

Exemplos:

  • Descontos imperdíveis só até meia-noite!
  • Esta é sua última chance de participar da palestra!

7) Controvérsia

A ideia é contrariar o senso comum e gerar uma certa polêmica. Mas, atenção! O título controverso precisa fazer sentido dentro do texto, ou seja, o conteúdo da mensagem precisa explicar o porquê deste título. Não pode ser algo apenas para chamar atenção e gerar cliques.

Exemplos:

  • Caminhada não emagrece!
  • Ficar desempregado vai te ajudar!

8) Pessoa influente

Qualquer coisa relacionada a uma pessoa famosa a nível nacional ou internacional gera curiosidade. Portanto, utilize deste artifício para fisgar a atenção do leitor!

Exemplos:

  • 4 lições sobre motivação que aprendi com Neymar!
  • Use essa técnica vocal que aprendi com a Gal Costa!

9) Emojis

Os emojis têm o poder de destacar os títulos de e-mail marketing na caixa de entrada. Além de expressar emoções, estes símbolos trazem um tom informal à mensagem e ajudam a identificar o assunto que será tratado no texto.

Exemplos:

  • Você não vai acreditar nisso! 😱
  • Você vai se apaixonar pela nova coleção 😍

10) Erros

Apontar os erros que o usuário comete é uma ótima maneira de conquistar a atenção do seu público. Afinal, as pessoas querem saber como corrigir suas falhas e irão atrás da resposta dentro do seu conteúdo.

Exemplos:

  • Não consegue perder peso? Veja onde você está errando!
  • 5 coisas para NÃO fazer na hora de vender!

E agora, como aplicar essas estratégias no conteúdo do e-mail?

Ter uma lista de contatos com pessoas engajadas, realmente interessadas em suas comunicações, é apenas o primeiro passo para o sucesso de suas campanhas de marketing. Existem outros fatores relacionados à redação de sua mensagem para dedicar atenção.

Você deve chamar a atenção de seus contatos com um texto que seja curto, interessante e cativante ao primeiro olhar. O pensamento que deve te guiar na hora de escrever bons títulos de e-mail marketing é: “Isso vai despertar interesse instantâneo de quem ler?”

Se a resposta for sim para o título de e-mail que você estiver escrevendo, são altas as chances de você estar no caminho certo! Para te ajudar nessa missão, listamos 4 dicas que vão te ajudar na hora da redação. Anote aí!

Dica 1: Seja direto em sua mensagem

O título de um e-mail marketing deve ser planejado para entregar o assunto principal da mensagem logo de cara, mostrando o que você tem a dizer para o seu contato de forma clara e direta. Você deve instigar a curiosidade de seu contato sabendo que poucas palavras podem ser utilizadas. Não recomendamos a utilização de textos extensos nos títulos de e-mail marketing, visto que a mensagem pode ser cortada em uma parte crucial em notificações ou até mesmo em telas de smartphones.

Dica extra: faça esse título de acordo com as dores de seu contato. Essa é uma das formas mais eficazes de criar um senso de urgência e fazer com que ele abra o seu e-mail.

Dica 2: Cuidado com sensacionalismo em excesso

Quando trabalhamos com comunicação, é inevitável o uso de leves exageros na hora de construir textos. Isso é uma ferramenta para tornar as coisas mais interessantes para nosso contato, mas deve ser empregado de maneira cautelosa.

Exagerar em seu título de e-mail marketing pode fazer sua mensagem soar como um spam, golpe ou fake news. Portanto, tome cuidado com o sensacionalismo e conte sempre a verdade. Um certo exagero pode ser eficaz em alguns momentos, mas tente seguir estratégias mais saudáveis para cativar a sua audiência.

Dica 3: Se possível, personalize campos

Incluir o nome do seu contato no título de e-mail é uma estratégia eficaz para chamar atenção. Mesmo que você faça um disparo para milhares de pessoas, elas terão a sensação de que aquela mensagem é exclusivamente feita para ela.

Todo mundo quer se sentir valorizado, sendo assim, utilize ferramentas de e-mail marketing como a nossa, que possui a funcionalidade de adicionar o nome do contato e outras informações cruzadas com o seu banco de dados no corpo ou título da comunicação.

Dica 4: Não tente enganar o seu contato

Se seu e-mail fala sobre determinado assunto ou possui uma mensagem de produto muito forte, seu título não pode soar diferente do propósito de sua mensagem.

Gerar esse tipo de frustração pode fazer com que eu contato cancele a inscrição de seus e-mails, classifique a mensagem como spam ou nunca mais abra suas comunicações.

Dispare seus e-mails no menor tempo possível!

Agora que você já sabe como criar bons títulos para seus e-mails marketing, conte com a nossa tecnologia para enviar suas mensagens!

A Akna é uma empresa de marketing cloud que oferece uma plataforma completa de automação de E-mail Marketing. Por meio dela você consegue disparar uma grande quantidade de e-mails em tempo hábil. Além de outras funcionalidades, como integração com sistemas de gestão, segmentação comportamental e entrega inteligente.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *