Pesadelos do marketing: descubra quais você deve enfrentar!

Vemos uma pessoa se escondendo dos pesadelos do marketing.

Uma boa estratégia de e-mail marketing deve ter pontos bem definidos: layout que chame a atenção, assunto relevante para o seu público-alvo e conteúdo otimizado que traga complementos. Porém, nada disso terá efeito se o e-mail for parar direto na caixa de spam! E esse é um dos pesadelos do marketing que retrataremos no artigo de hoje! Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco!

3 pesadelos do marketing que podem te assombrar

1 – SPAM

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da nossa parceira Return Path, cerca de 20% dos e-mails marketings são perdidos justamente por conta dos filtros anti-spam. Por isso já é o primeiro destaque entre os pesadelos do marketing.

O filtro anti-spam é uma ferramenta que utiliza uma série de critérios para determinar se aquela mensagem é, de fato, relevante para o usuário.

Existem vários filtros diferentes, alguns analisam a estrutura dos textos do e-mail e palavras específicas. Outros examinam o servidor de e-mail para avaliação de reputação. Também existem os firewalls, filtros contratados por empresas que avaliam frequência de envios de e-mails para o servidor.

Portanto, o ideal é investir em uma boa base de dados com um conteúdo diferenciado e bem escrito para evitar esse pesadelo!

2 – Links tóxicos

Links tóxicos apontando para o seu site podem gerar problemas nas mais diversas campanhas onlines e também nos resultados de SEO. Afinal, o Google costuma penalizar esses tipos de apontamento, interferindo diretamente na autoridade de domínio.

Para evitar esse pesadelo do marketing, faça um monitoramento constante dos backlinks apontados para o site. Se algo tóxico for identificado, peça que seja retirado e, caso não tenha jeito, atualize o Arquivo de Rejeição pelo Search Console.

3 – Erro com a personalização da campanha de e-mail marketing

Esse é um dos pesadelos do marketing que assombra muita gente! Imagina que sua cliente se chama Maria e você envia um e-mail chamando-a de Tamara. Ou envia um e-mail de cancelamento para alguém que não pediu. Enfim, são muitas gafes possíveis nesse caso.

O melhor a se fazer é sempre admitir o erro e pedir desculpa. Acesse a mesma plataforma que você utilizou para fazer o envio da mensagem errada e encaminhe um pedido de desculpas com uma explicação breve do ocorrido. Aproveite o momento delicado para gerar empatia no público. Afinal, somos todos humanos, não é mesmo?

Para evitar alguns desses pesadelos, conte com a Akna!

Evite dores de cabeça usando uma ferramenta de e-mail marketing confiável, como a da Akna! Contamos com integrações no início e no fim de todo o processo de envio de e-mails.

Faça planejamento, criação, envio e análise em um só lugar. Além disso, envite que suas mensagens caiam na caixa de SPAM e segmente clientes de acordo com seus comportamentos e interesses, oferecendo conteúdo certo na hora certa.

Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe ajudar!

Para saber mais sobre e-mail marketing, leia: