5 dicas do que NÃO fazer em uma estratégia de Marketing Digital

estratégia de marketing digital

O Marketing Digital é uma metodologia baseada em melhorar o relacionamento da marca com seu público para, a partir disso, conquistar autoridade e aumentar o número de vendas. Para isso, existem diversas estratégias de marketing digital baseadas em tráfego (visibilidade), interação e oferta de conteúdo valioso.

Em um momento pode parecer algo simples, porém a maior parte das empresas não têm os resultados esperados porque vão “pelo caminho errado”.

Quer saber quais erros você não pode cometer no momento de usar os recursos digitais da internet? Então, continue a leitura deste conteúdo e saiba como ajudar seu negócio!

Saiba o que nunca fazer em uma estratégia de marketing digital

1 – Falta de planejamento

Este é um erro muito comum, principalmente porque as pessoas acham que Marketing Digital se resume a “estar online”. Como quase tudo no mundo dos negócios, planejar é essencial para alcançar os objetivos, traçados na fase inicial. Pense em Marketing como um processo contínuo dividido em metas de curto, médio e longo prazo.

Como exemplo, vamos supor que você tem uma clínica odontológica que oferece plano dental empresarial. Nesse sentido, seu negócio pode investir no ambiente digital com três objetivos distintos:

  • ganhar visibilidade – curto prazo;
  • aumentar os fechamentos mensais – médio prazo;
  • consolidar a marca e tornar-se autoridade no segmento – longo prazo.

Lembre-se que um bom planejamento é baseado em:

  • Metas;
  • Análise;
  • Definição de KPI’s;
  • Monitoramento dos resultados;
  • Estudo de mercado e público;
  • Objetivos, entre outros.

2 – Não criar e promover conteúdos

Conteúdo útil e valioso é um dos pilares do Marketing Digital e sem eles a chance de tudo dar errado é altíssima. Os conteúdos existem como uma “isca” ao seu negócio por alguns motivos. Os principais são: ser encontrado pelo público, gerar valor a ele e fortalecer sua marca dentro do mercado.

Diante disso, estude o perfil de seus clientes, desenvolva uma persona com base em dados demográficos, hábitos, classe social, formação e outras informações importantes. Assim, é possível ter em mente quais são as dores e desejos de seus clientes e entregar a eles conteúdos que solucionem seus problemas.

O formato do conteúdo vai depender da sua persona, ou seja, o que ela consome e busca. Vídeos, textos de blog, vídeos no YouTube e redes sociais são sempre boas opções.

3 – Não mensurar resultados

Outro erro comum é não mensurar os resultados das suas campanhas de Marketing Digital. Uma das grandes vantagens de executar ações online é a possibilidade de analisar resultados em tempo real. Logo, é possível se certificar do que está ou não dando certo e, a partir disso, aprimorar as estratégias. Afinal, se você definiu um objetivo lá na etapa de planejamento é analisando as métricas que se tem uma visão realista sobre os resultados dele.

Voltando ao exemplo da clínica odontológica: suponha que você traçou uma estratégia de marketing digital para seu negócio, colocando como um dos objetivos aumentar a visibilidade de seus planos odontológicos. Assim, uma boa métrica a ser analisada é a quantidade de tráfego gerado para seu blog e o engajamento do seu público, tanto nas redes sociais quanto por e-mail.

Confira as métricas a serem analisadas:

  • Tráfego;
  • Engajamento;
  • Taxa de conversão;
  • Retorno Sobre Investimento (ROI);
  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC);
  • Ticket médio;
  • Custo por Lead (CPL);
  • Custo por Clique (CPC);
  • Abertura de e-mails;
  • Taxa de Cliques (CTR).

4 – Não ter uma persona

Outro ponto fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Digital: a persona. Pense que a todo momento você está direcionado suas ações de Marketing a um cliente em específico que possui desejos, dores, motivações únicas. Com isso, comunicar de modo generalizado e não estratégico é um erro que pode custar todo o seu investimento.

A persona é o perfil fictício de cliente ideal de uma empresa. É baseada em dados reais sobre comportamento, características, idade, formação acadêmica, profissão, dentre outros. Aliás, é importante frisar que quanto mais rica em dados ela for, melhor.

Definindo a persona: entreviste pessoas que já são clientes, cheque o que elas possuem em comum e por que escolhem o seu negócio. Faça perguntas estratégicas relacionadas ao seu produto, serviço e mercado.

Exemplo de persona: Danilo, 45 anos, CEO de uma empresa de Marketing, formado em Publicidade e Propaganda, classe A. Se interessa por política e inovações tecnológicas, procura um convênio dental e planos de saúde para seus novos funcionários.

5 – Não realizar testes

Existem técnicas, métodos e fórmulas, porém não há um caminho “infalível” a ser seguido. Dito isso, a melhor maneira de descobrir o que surte efeito no seu público é realizar testes por meio de estudos e mensuração de resultados das campanhas.

Os chamados testes A/B são formas de testar diferentes estímulos, estratégias e iscas, e como os leads respondem a eles. Tenha em mente que Marketing Digital não é baseado em achismos e quanto mais dados você tiver em sua estratégia, maiores são as chances de êxito.

Por fim, ter presença digital é determinante no mercado atual e do mesmo jeito que acertos podem alavancar um negócio rapidamente, erros também podem custar caro.

Esta informação foi útil? Visite o Blog da Akna e leia outros artigos relacionados ao assunto em questão.

Artigo publicado em 23/10/2020 e atualizado em 02/12/2021.

Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto, uma empresa de convênio odontológico empresarial.