Entre em contato conosco

Como escolher a plataforma de e-mail marketing ideal para o seu negócio

Como escolher a plataforma de e-mail marketing ideal para o seu negócio
23
ago

O e-mail marketing é uma das maneiras mais eficazes para construir e manter o relacionamento com seus clientes e prospects.

As empresas que se relacionam através de e-mail marketing têm 133% mais probabilidade de serem lembradas durante a jornada de compra.

Se você quer estreitar o relacionamento com seus clientes e prospects de maneira sistematizada, rápida e personalizada, você definitivamente precisa de uma plataforma para ajudar a gerenciar e facilitar a comunicação.

Como você deve saber, uma boa estratégia de e-mail marketing precisa ser baseada na comunicação humanizada, usando conteúdo direcionado para transmitir sua mensagem, sem o envio de e-mails aleatórios na esperança que se tornem conversões lucrativas da noite para o dia.

Para se ter uma ideia a respeito do ROI (Retorno Sobre o Investimento) que as ações de e-mail marketing podem proporcionar, segundo a Return Path (empresa especialista em entregabilidade), para cada R$ 1,00 investido o retorno é de R$ 123,00, por isso, escolher a plataforma ideal é tão importante.

Pensando em ajudar você a identificar as principais características de uma plataforma de e-mail marketing, elencamos 8 funcionalidades que, obrigatoriamente, devem ser levadas em consideração na sua tomada de decisão.

1. Simples e intuitiva

É importante que a plataforma de e-mail seja de fácil utilização e com recursos que abreviem o tempo de confecção das ações através de seus recursos, que facilite a gestão das bases de contato e ofereça facilidade na gestão dos relatórios para análise dos resultados.

2. Integração

Provavelmente você utiliza um software de CRM (Customer Relationship Management) para gerenciar as interações com seus clientes, certo? Então uma ferramenta de e-mail marketing que possibilite a integração com seu software, é fundamental!

A possibilidade de integração entre seu CRM e a plataforma de e-mail marketing, além de otimizar o trabalho e reduzir custos de mão de obra, torna as ações mais assertivas, otimizando os seus resultados.

Confira a lista completa de aplicações que podem ser integradas com a Akna.

3. Plataforma responsiva e com templates

Cerca de 43% das pessoas verificam seus e-mails em seus smartphones todos os dias.

Cada vez menos pessoas estão abrindo seus e-mails a partir de um desktop ou notebook, o que significa que é essencial escolher uma ferramenta de e-mail marketing que ofereça a possibilidade de trabalhar com mensagens responsivas (e-mails que se adaptam a tela do dispositivo em que está sendo visualizado).

Quando falamos em templates, é fundamental escolher uma plataforma onde você mesmo(a) possa criar e-mails do zero ou mesmo modificar campanhas existente, por isso, a ferramenta de e-mail precisa oferecer um bom editor, simples e multifuncional, que permita a criação de novas campanhas e/ou alteração das campanhas existentes de uma maneira rápida e intuitiva.

Se uma pessoa abrir um e-mail desformatado no celular, possivelmente ele será deletado, e todos os seus esforços em se relacionar com seu cliente terão sido inúteis.

Para a criação de emails rapidamente um editor drag and drop pode agilizar muito no dia a dia.

 

4. Régua de relacionamento

Campanhas de e-mail marketing com grandes resultados, exigem estratégia e interação constante e relevante com a base de contatos.  É importante que a plataforma selecionada ofereça recursos para a criação de réguas de relacionamento para que você possa criar estratégias de comunicação que atendam o comportamento de seus clientes/prospects de forma automatizada. Estes recursos reduzem o custo e aumentam a assertividade das campanhas gerando engajamento da base de contatos.

 

 

5. Domínio personalizado

Ninguém gosta de receber e-mails de estranhos, por isso, enviar e-mails com o domínio da própria empresa é muito importante e é considerado uma boa prática.

Com base no número de spams que recebemos diariamente, utilizar o domínio de sua empresa oferece credibilidade e confiança, além disso, é comprovado que a taxa de abertura de e-mails com domínios conhecidos é consideravelmente maior.

Essa simples ação também ajudará com que suas campanhas sejam entregues na caixa de entrada dos destinatários.

 

6. Segmentação da base

Uma boa plataforma de e-mail marketing permite a segmentação do mailing de clientes, isso significa dividir o banco de dados em listas dependendo dos interesses e engajamento (idade, sexo, região geográfica, etc). Graças a essa segmentação, você pode direcionar melhor suas campanhas para o público que têm real interesse em recebê-las.

Por exemplo, se você possui um ecommerce que vende apenas para São Paulo capital, não faz sentido enviar uma campanha de e-mail ou newletter para outras localidades que não podem adquirir seus produtos. O resultado disso será um descadastramento em massa que possivelmente prejudicará os próximos envios.

 

7. Relatórios

Uma ferramenta de e-mail marketing deve oferecer, automaticamente, estatísticas que refletem o engajamento de suas campanhas, com essas informações em mãos é mais fácil identificar:

  • Número de e-mails enviados, entregues, abertos e clicados;
  • Quantidade de pessoas que solicitaram remoção da sua base;
  • Data e hora que seus e-mails foram abertos e clicados;
  • Quais os links foram clicados em sua peça;
  • Cidade, estado e país onde os usuários interagiram com seu e-mail;

Eventualmente você terá que analisar o ROI (Retorno Sobre o Investimento), porém, sem um módulo completo de relatórios você terá uma grande dificuldade em apresentar o desempenho consolidado por região, período, dispositivo, área interesse, etc.

 

O sucesso de qualquer ação de marketing digital está diretamente relacionado a escolha da ferramenta mais adequada.

Se você quiser saber mais sobre tudo o que uma ferramenta de e-mail pode oferecer ao seu negócio, entre em contato com a Akna. Teremos um enorme prazer em ajudar!