Entre em contato conosco

Aprenda fidelizar seus clientes através do SMS Marketing

Aprenda fidelizar  seus clientes através do SMS Marketing

Receba nossos conteúdos sobre marketing digital

31
out

Ao iniciar uma campanha com ações de marketing de relacionamento, muitas empresas descartam de cara a utilização de uma das mais poderosas ferramentas da atualidade: o SMS Marketing. Por acreditarem que trata-se de um canal antiquado, acabam desperdiçando uma chance de incrementar seus resultados de negócio.

Vantagens das campanhas de SMS Marketing

Hoje, o Brasil possui mais de 280 milhões de celulares, um número gigantesco, e todos esses aparelhos possuem uma funcionalidade em comum – o envio e o recebimento de mensagens de texto via SMS. A famosa mensagem de 160 caracteres é utilizada há mais de 25 anos por empresas e operadoras com diversos objetivos: entrar em contato com clientes, vender produtos ou realizar ações de marketing para a  fidelização de clientes..

Além da facilidade de recebimento, existem inúmeras vantagens em criar campanhas de vendas, fidelização e retenção de clientes com o SMS Marketing: a rapidez na entrega da mensagem, a disponibilidade – sendo possível realizar o envio sete dias por semana, 365 dias por ano – e uma alta taxa de abertura, que beira os 90%. Além disso, por ser um meio de comunicação rápido, o SMS  é perfeito para comunicação empresarial, conteúdos como cupons de desconto, ofertas promocionais. Lançamentos e novidades são perfeitos para serem enviados por mensagem de texto, podendo contribuir com o aumento da sua audiência e, consequentemente, sua conversão.

Cuidados com o envio de SMS

Campanhas de SMS Marketing sem o foco certo podem se tornar apenas um spam. Por isso, o primeiro passo é a definição de uma estratégia de marketing de relacionamento, com definição de objetivos e táticas pensadas especificamente para o seu público-alvo, que irá tornar sua mensagem o mais pessoal possível. Em seguida, é recomendável criar um calendário de disparos de SMS, para que a distribuição das mensagens seja feita de forma que faça sentido para a sua empresa e sem cansar o cliente.

Se a campanha for bem estruturada e segmentada, o SMS é uma das ferramentas de marketing mais rápidas, sendo entregue quase que imediatamente, chamando a atenção do público-alvo e fazendo com que a mensagem aberta seja lida até o final. E, ao contrário da percepção de muitos usuários, determinados sistemas  de disparo de SMS mostram diversas estatísticas que podem ser analisadas, servindo como base para a otimização de ações futuras para melhorar a suas estratégias para fidelizar clientes.

Entenda como utilizar campanhas de SMS na sua estratégia de marketing sem incomodar seus clientes.

1. Obtenha permissão.

Assim como no e-mail marketing, é importante obter permissão dos clientes antes de enviar mensagens de texto. Não apenas você estará enviando mensagens para um público que deseja esse tipo de comunicação, mas evitará abordar aqueles que não querem receber seus conteúdos.

Use apenas mensagens de texto como um canal de marketing se a pessoa tiver optado por receber suas mensagens. Se você tentar entrar em contato comr pessoas sem interesse, sua marca corre o risco de perder credibilidade.

2. Respeite o cliente.

Não envie muitas mensagens em horários inadequados. Envie suas campanhas de SMS durante o horário comercial, e seja muito claro sobre o que as pessoas devem esperar de sua ação.

Não dificulte o descadastramento. A partir do momento que os usuários souberem que podem se descadastrar, eles vão ficar mais confortáveis em fazer o opt-in.

3. Use com sabedoria.

O envio de SMS não é apropriado para todos os cenários. Mensagens transacionais, como um status de entrega, uma mensagem secundária depois de baixar um aplicativo, um recibo de compra ou um desconto exclusivo, são ótimas ações onde o SMS Marketing se encaixaria perfeitamente!

Um texto é mais pessoal do que um e-mail, então se você está tentado falar com usuário que nunca ouviu falar de você, provavelmente ele vai considerar um spam. Quando o usuário reconhece sua marca e seus produtos/serviços, oferecer um bom conteúdo por SMS pode ser muito eficiente.

4. Agregue valor: ofereça conteúdo relevante.

Não importa o que você comunica através de suas mensagens de texto, certifique-se de que, acima de tudo, o  conteúdo é relevante e agrega valor à experiência do consumidor com a marca.

Quer saber mais sobre as campanha de SMS, então não deixe de baixar nosso whitepaper.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *