Marketing de relacionamento: saiba como fazer a segmentação de leads!

Vemos a separação de um pino. Saiba funciona a segmentação de leads!

Quer ter uma lista de contatos de qualidade e manter um relacionamento com quem é interessante? Então, você está no lugar certo! A Akna é uma empresa especializada nessa área. No artigo, mostramos como fazer a segmentação de leads para a sua empresa. Prossiga a leitura!

O que é segmentação de leads?

A segmentação de leads consiste em um filtro que seleciona indivíduos com características específicas. Ou seja, cria categorias, como, por exemplo, com base nos comportamentos de consumo. A partir dessa seleção, cria-se uma lista dinâmica. Com isso, é possível realizar ações de marketing direcionadas, de acordo com as informações captadas de cada um.

Importância

Como dito acima, na segmentação ocorre uma filtragem de informações sobre os possíveis leads. A partir desse escoamento, são selecionados os dados mais relevantes sobre elas e criada uma espécie de lista conforme seus interesses e necessidades. Sendo assim, esse processo garante que a mensagem em questão vá para quem realmente possui interesse. Dessa forma, garante maior sucesso da estratégia.

Além disso, a segmentação ajuda a reduzir o desgaste de relacionamento com quem tem objetivos diferentes ao contratar a empresa. Ainda, permite um aumento da produtividade e otimização. Garante um estreitamento com leads qualificados e também permite a definição do meio de comunicação mais adequado para cada um.

Vantagens

Além dos benefícios citados acima, ainda podemos citar outros. Por conta da segmentação de leads, você ainda pode obter as seguintes vantagens:

  • foco em quem realmente interessa;
  • cria condições de enviar mais mensagens personalizadas;
  • indica novas oportunidades;
  • aumenta as chances de conversões.

Vemos a atração de clientes. Veja como funciona a segmentação de leads!

Saiba como fazer a segmentação de leads!

1 – Obtenha informações sobre seu lead

O primeiro passo para iniciar a segmentação de leads é obter dados sobre eles. Afinal, como dissemos abaixo, são eles que ajudarão na filtragem e divisão em categorias. Sem informação não há segmentação!

Mas, como obter esse conhecimento? Esses dados sobre os possíveis clientes podem vir de diversos lugares. Uma Landing Page, por exemplo, pode ajudar tanto na captura de informações como de dados. Ao criá-la, no entanto, é necessário definir e ter certeza de que as questões relevantes sejam feitas. Assim, ajudarão sua empresa a fazer uma segmentação de qualidade.

Outra forma de conseguir tais dados relevantes é por meio do cadastro dos clientes e seu histórico no site, em caso de e-commerce. Isto é, suas compras e produtos das páginas que visitou.

2- Identifique em qual etapa da jornada ele se encontra

Já tem todas as informações necessárias para iniciar a segmentação de leads? Agora, é preciso entender em que estágio da jornada de compra ele está. Ele está conhecendo a empresa ou já está comparando suas opções de compra? Essa é uma questão importante para classificá-lo.

Se ele estiver no topo do funil, por exemplo, você deve encaixá-lo entre os indivíduos que receberão informações sobre a instituição.

Porém, caso ele já saiba o que quer comprar e esteja visitando a página do produto, você pode encaminhar os benefícios de adquirir com a sua organização. Nessa situação, vale considerar o histórico de visita citado acima. Dessa forma, será possível encaminhar para cada lista os conteúdos com as abordagens mais relevantes e eficientes para a situação deles.

3- Crie listas de contato para cada categoria de lead

Após entender o que cada lead está procurando, chega a hora de criar listas. Como dito acima, você pode encaminhar e-mails, por exemplo, contando a história e valores da marca e mensagens que explorem os benefícios de um produto. No entanto, cada um desses conteúdos deve ter como destinatário um grupo diferente.

Nessa parte, entra a necessidade da lista de contatos. É por meio dela que você enviará a mensagem para a pessoa certa. Basta observar o comportamento dos indivíduos e, a partir disso, encaixá-los em um grupo. Assim, cada um receberá o conteúdo relevante e eficaz para o que desejam.

Akna: sua empresa de marketing cloud!

Este artigo te ajudou a entender melhor o que é e como fazer a segmentação de leads? Com uma ajuda profissional, os resultados podem ser melhores. Especialistas em marketing podem garantir que sua lista de contatos seja favorável e ajudar com os disparos de e-mail e SMS marketing. Além disso, garantem uma boa entregabilidade.

Já pensou em contar com essa ajuda? A Akna é empresa de marketing cloud e oferece o que foi citado acima. Com nosso auxílio, você garante os melhores resultados nas suas estratégias de relacionamento com leads.

Faça já seu contato e tire suas dúvidas sobre nosso serviço!