Foco em cliques: saiba como aumentar a taxa de abertura do e-mail!

Vemos uma pessoa acessando a taxa de abertura do e-mail.

A taxa de abertura do e-mail marketing é uma métrica muito importante que deve ser analisada minuciosamente pelos profissionais de marketing. Você sabe como calcular esse indicador e quais as melhores estratégias para aumentar o número de cliques? A Akna responde tudo isso neste artigo. Continue lendo e saiba mais!

O que é taxa de abertura?

A taxa de abertura ou open rate mede a quantidade de pessoas que abriram a mensagem de e-mail que você disparou. Ou seja, é um indicador que mensura o engajamento da sua lista de contatos, o quanto eles estão se interessando pelo assunto e consumindo o seu conteúdo. Quanto maior a taxa de abertura do e-mail, mais forte é a sua base. Quanto mais engajada for a sua base, maior é a chance desse lead comprar com a sua empresa.

Quando as taxas de abertura estão mais baixas, geralmente a causa é encontrada no trabalho de marketing realizado em suas campanhas. A falta de personalização, por exemplo, é uma das principais falhas. Afinal, demonstrar conhecimento sobre as dores e necessidades da sua persona faz toda a diferença para quem recebe o e-mail. 

Como medir a taxa de abertura do e-mail?

A taxa de abertura do e-mail é calculada mediante uma conta simples:

Taxa de abertura = Quantidade de pessoas que abriram o e-mail / Quantidade de pessoas que receberam o e-mail x 100

Suponhamos que você enviou seu e-mail para 1.000 pessoas e todas elas receberam a mensagem na sua caixa de entrada. Dessas 1.000 pessoas, apenas 200 tiveram interesse e abriram o e-mail. O cálculo fica da seguinte forma: 

Taxa de abertura = 200 (e-mails visualizados) / 1.000 (e-mails entregues) x 100 = 20

Logo, podemos concluir que a sua campanha teve uma taxa de abertura do e-mail de 20%.

Média das taxas

De maneira geral, podemos classificar as taxas de abertura de e-mail do seguinte modo:

  • acima de 20% – taxa excelente;
  • entre 10% e 20% – taxa significativa;
  • entre 6% e 10% – taxa regular;
  • abaixo de 6% – taxa fraca.

Portanto, o ideal é que sua taxa de abertura do e-mail fique acima de 20%. Caso fique abaixo desse valor, recomendamos que você modifique a estratégia e faça alguns testes para tentar elevar essa porcentagem. Logo abaixo, separamos algumas ideias que funcionam bem para aumentar o open rate dos seus e-mails.

Como aumentar a taxa de abertura do e-mail marketing?

1) Segmentação de comportamento

Uma das formas mais eficientes de atrair mais cliques é disparar e-mails apenas para as pessoas engajadas com a sua marca. Ou seja, quem abriu seu e-mail 1 vez em 30 dias. Afinal, para quê mandar mensagem para outras pessoas? Elas podem se sentir incomodadas ou se perceber importunadas. Dessa forma, o ideal é segmentar e focar em quem interessa. Eles têm interesse!

2) Segmentação por conversão

Suponha que você tem duas listas de contato: uma de newsletter com disparos diários e outra de pessoas que geraram boleto no seu site. 

O primeiro grupo espera receber, no mínimo, um e-mail todo dia, já que se cadastraram para receber seu boletim informativo. Para aumentar a taxa de abertura do e-mail, peça para a base fazer a confirmação do cadastro no e-mail.

Por outro lado, o segundo grupo não espera nenhum tipo de contato e sequer pediu para receber e-mail.

3) Testes com títulos diferentes

Imagine que você fez um disparo para uma base de 5000 pessoas e apenas 500 abriram, resultando na taxa de abertura de 10%. Nesse caso, uma tática que costuma funcionar é refazer o disparo para quem não abriu, apenas mudando o título do e-mail

Nesse caso, você pode manter o mesmo conteúdo da mensagem, alterando somente os assuntos. Apenas uma única palavra que você muda pode fazer toda a diferença.

Dessa forma, tenha atenção aos títulos utilizados! Eles podem fazer toda a diferença para que sua mensagem receba o clique!

4) Personalização dos e-mails

Sabia que os e-mails que usam o nome dos assinantes possuem mais de 26% de chance de serem abertos? Gerar essa aproximação com o usuário e agir como se o conhecesse pessoalmente é uma ótima tática para chamar atenção. Por consequência, aumenta as chances de abertura da sua mensagem.

5) Gatilho de curiosidade

A curiosidade ajuda a aumentar a taxa de abertura das ações de prospecção. Algumas palavras negativas, como “banido”, “secreto” e “cancelado”, agem como gatilho. Assim, podem despertar o desejo de leitura no usuário, fazendo com que ele abra seu e-mail para saber o que tem lá. 

Além do nome do cliente, citado acima, você pode gerar curiosidade com temas relevantes e algumas fórmulas prontas. Por exemplo: benefícios, estudos de casos, comparações e passo a passo costumam ser unanimidade entre os títulos de maior sucesso.

Interaja com seus contatos de forma rápida e fácil!

Já sabe como montar uma estratégia impecável para aumentar a taxa de abertura do e-mail, certo? Agora, automatize o envio das suas mensagens para que elas cheguem na caixa de entrada dos seus contatos de forma rápida, personalizada e sem erros. Nós temos a solução perfeita para você: a completa ferramenta de E-mail Marketing da Akna! 

Nossa plataforma permite que você planeje, crie, envie e analise campanhas do modo mais fácil possível. Tudo de forma automatizada e integrada com sistemas internos de gestão! 

Quer aumentar os resultados das suas campanhas? Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!