Como construir uma lista de e-mails para aumentar as vendas

construindo uma lista de e-mails eficiente

Uma boa estratégia de e-mail marketing é aquela que é capaz de aumentar suas vendas, manter um bom relacionamento com seu público, fidelizar pessoas e muito mais! Mas, onde será que tudo isso começa? Na sua lista de e-mails, é claro!

Se você tem dúvidas de como construir uma base de contatos sólida e quente, este artigo é para você. Separamos as principais informações que você precisa saber antes de começar a criar sua própria mailing list. Confira!

A importância de criar uma base de e-mails bem estruturada

Para que o e-mail marketing dê certo para o seu negócio, é importante trabalhar aspectos que vão além do lado criativo das mensagens. É necessário ter uma visão estratégica sobre seus contatos, construindo listas de e-mails que façam sentido para cada disparo.

Ninguém gosta de receber e-mails que não sejam pertinentes, não é verdade? Por isso, é importante encaixar quais pessoas reconhecerão aquela mensagem como relevante na hora de elaborar um disparo.

E se você não tem uma lista de e-mails de qualidade, com contatos pertinentes ao seu negócio, consequentemente você não atingirá seus objetivos e acabará perdendo tempo e dinheiro pelo meio do caminho na tentativa de fazer com que as ações planejadas tragam o retorno esperado — o que na prática não vai acontecer.

Uma boa base de e-mails é capaz de aumentar as taxas de abertura, entregabilidade e conversão do seu negócio.

Mas, como começar uma lista de e-mails?

Toda lista de e-mails começa com a captura dos contatos. Ao contrário do que muitos profissionais pensam, começar comprando listas ou pegando emprestado endereços de terceiros (que podem ser até patrocinadores, parceiros ou empresas “irmãs”) não é uma boa estratégia.

Nossa dica é começar recolhendo (sempre com a permissão) os contatos de seus clientes atuais. Assim você começa com uma base que já te conhece, podendo trabalhar a fidelização ou venda de novos produtos!

Basicamente, você precisa cadastrar as pessoas, de modo que você detenha seu contato. Então, se conectar com elas e gerar valor para elas. Isso se reflete em duas coisas: confiança e conversão de vendas.

E como capturar mais contatos para minha lista de e-mails?

Você pode começar a captar e-mails oferecendo conteúdos gratuitos (que serão trocados pelos contatos) e pertinentes para o seu público-alvo.

A forma mais clássica é criando uma landing page que apresente o material gratuito disponibilizado para sua audiência (que sempre terá relação direta com seu negócio), divulgando ela com anúncios. As pessoas interessadas por aquele conteúdo deverão se cadastrar (cientes disso) na sua base de contatos, formando a sua audiência.

Quando falamos de audiência, queremos dizer que precisamos deter as informações mais importantes de cada lead. Por exemplo: nome, endereço de e-mail, telefone e outros dados que você precisar.

Dessa forma você poderá trabalhar o relacionamento com essas novas pessoas, alimentandos-as com novos conteúdos até a hora certa de enviar uma mensagem direta de venda!

Ideias extras para reunir contatos para sua lista de e-mail:

  • Coloque um campo em um blog de conteúdos para pessoas que desejam receber textos exclusivos
  • Divulgue a criação de uma nova newsletter, com conteúdo editorial, para as pessoas!
  • Peça educadamente o e-mail de seus próximos clientes. Se eles desejarem receber novidades via e-mail, inclua essas pessoas em sua lista.
  • Esteja sempre atento para as regras da LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados.

Conheça a plataforma de automação da Akna!

Agora que você já entendeu a importância de criar sua própria lista de e-mails, é mais simples de entender a relevância de contar com uma plataforma de automação de marketing.

Através da ferramenta de e-mail marketing da Akna é possível automatizar todo o processo de disparo das suas mensagens via sms marketing , com entrega inteligente 100% eficaz! Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções!

Artigo publicado em 06/11/2020 e atualizado em 02/12/2021.